terça-feira, 30 de outubro de 2018

SE CRERES VERÁS A GLÓRIA DE DEUS



O Senhor na Sua infinita misericórdia,  fez está declaração, que estaria conosco todos os dias. 
Todos os dias, todos os momentos da nossa vida. Nos momentos prazerosos, cheio de bonança, de paz, alegria, muitas vezes até nos esquecemos que Jesus está conosco e é Ele que nos faz alegres e cheios de vida. É Ele que nos cobre com suas mãos de amor e nos livra do perigo, é Ele que está a velar por nós.
E quando nos encontramos em momentos tenebrosos, quando enfrentamos desafios, quando a noite demora a passar; a angústia, o medo, a solidão está a nos rodear, como uma fera a querer nos tragar, muitas vezes nos lembramos de Jesus, mas, quantas vezes nos lamentamos e queixamos por Ele não nos ouvir e não estar pondo um basta neste momento aflitivo que passamos.
Pensamos que Ele tão somente fica a observar, mas, nada faz para nos socorrer.
Mas Ele está conosco, Jesus nos vê, está perto, e com Ele a Vida, a Paz, o Amor, a Esperança, porque Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Na presença Dele até a morte vai embora.
Ele não menti, então o que está errado? O que falta?
Duas coisas importantíssimas pode estar faltando:
1- Filho meu dá-me o teu coração, ou seja, se render a Ele e lançar sobre Ele toda a sua ansiedade!
Sim, deposita aos pés Dele e...
2- Creia, tenha fé que Ele pode e vai resolver. Deixe com Ele, entregue, confie e espere que Ele vai fazer algo em seu favor muito além do que você pensa e pedi.
 Portanto, fique na presença de Jesus até sentir que a doce paz do Senhor inundou o seu coração, e a força que vem Dele lhe deu novo ânimo, fique colado Nele, se apegue a Jesus, porque Ele disse: 
Texto escrito por: Leize C. Dubiniak.


quinta-feira, 25 de outubro de 2018

NÃO TEMAS


NÃO TEMAS

Deus é fiel, verdadeiro. Tudo o que Ele diz, cumpre.
O que devemos fazer para viver uma vida em que Deus seja conosco, como nosso Senhor, Redentor e Socorro?
Primeiramente, aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, portanto, tê-lo em sua vida, em minha vida, como o único e suficiente Salvador,  que através de Sua vida imolada por nós, temos nosso relacionamento de filhos (as) de Deus restaurado.
Segundo, viver uma vida de santidade!  Seja sincero e fiel no relacionamento com Deus. 
Tenha compromisso com o Senhor e Sua Palavra (Bíblia), seja um leitor(a), um estudioso(a), um (a) praticante da Palavra.
Pratique o bem, espalhe o amor, tenha gesto de bondade, de perdão para com todos.
Seja agradecido (a), pelo que o Senhor tem feito por você. O maior motivo de gratidão é que o próprio Deus morreu, ressuscitou e intercede por você. Seu nome está escrito no Livro da Vida. Através do Sangue derramado do Cordeiro de Deus (Jesus), que tira o pecado do mundo, você tem a vida eterna garantida. Uma vida de paz e amor. 
 Seja o que Deus quer que você seja: Um homem, uma mulher, uma pessoa de bem, repleto de paz, mansidão, alegria, fé, bondade, misericórdia,  seja temperado, portanto, equilibrado; o amor seja sua marca; a honestidade e a equidade faça parte de sua vida; seja fiel a Deus; honre seu compromisso com Deus e com as pessoas, cuide de você com respeito, com zelo, faça as coisas certas, fazendo sempre a vontade de Deus e não a sua ou das outras pessoas, influencie e não seja influenciado(a). Cuide-se e cuide das pessoas.
Tinha uma vida de oração. Portanto faça de Deus seu companheiro na vida, seu parceiro, seu condutor, não tome nenhuma decisão sem conversar e buscar a resposta de Deus para sua vida e suas dúvidas. Tenha a certeza se você estiver disposto(a), a ouvir Deus, Ele se fará entender, você saberá  a resposta de Deus para sua pergunta.
Quando você pecar, quando você errar, falhar, se chegue a Deus com um coração arrependido, confesse, peça perdão a Deus e sinta o fluir do Amor de Deus lhe restaurando... E continue sua vida na perseverança da fé, da santidade, de uma vida de comunhão com Deus.
Fazendo assim os momentos aflitivos virão, mas, passarão e você será abençoado(a), e será um referencial para as pessoas que lhes cercam. 
Você será como a casa edificada sobre a rocha, bate o vento, vem a tempestade com fúria para derrubar, mas você está firme e continua inabalável.
Porque você está edificado(a) em Deus. Ele é o seu Rochedo, a sua Torre Forte e com Ele no controle da sua vida, não há o que temer. Ele lhe garante a vitória.
O sol da justiça brilha na sua vida,  você é selado com o Consolador, o Espírito Santo, que lhe corrige, ensina e intercede por você. Portanto,  ainda que as nuvens tentem ofuscar, veja os raios do Sol a banhar sua vida. Deus é Bom, Misericordioso, Fiel e Verdadeiro. Um coração contrito e sincero Ele ouve e atende.
Descanse e espere no Senhor com fidelidade e amor, e o socorro virá!
Leize C. Dubiniak.


segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Versículo do Dia:22/10/2018

"Olhe para você, e você vai encontrar em toda a longa jornada de sua vida apenas ódio, solidão, desespero, ruína e decadência. Mas olhe para Cristo e você vai encontrá-Lo, e com Ele tudo o mais que você necessita." C.S.Lewis.
Para ser um vencedor de verdade e completamente, você tem que olhar para Jesus, aceitar o Seu sacrifício e entender que Ele é o único Caminho para Deus, e quando você entende, aceita e entrega toda a sua vida a Ele, aí sim, você começa a viver.
E que vida maravilhosa você terá, uma vida onde o amor, a paz, a força que vem do Senhor inunda o seu ser.
Os momentos desafiantes e que pareciam desesperadores ou sem solução,  você entende que são momentos de aperfeiçoamento, amadurecimento, em que você verá a glória de Deus. O amor de Deus que nunca falha lhe fortalece e no momento oportuno, ou seja, certo, o socorro vem.
Deus nunca desampara os seus. Jesus tem cuidado de todo daquele que Nele confia .
Leize C. Dubiniak.












sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Versículo do Dia:19/10/2018

ALERTA DE DEUS PARA NOSSA VIDA!
Esse tempo que Paulo inspirado por Deus relata, infelizmente chegou! É o tempo em que vivemos, com raras exceções o evangelho que é pregado é um evangelho que nunca saiu dos lábios de Jesus, nem de sua vida enquanto Ele viveu entre nós e tão pouco vivido por seus seguidores - os verdadeiros cristãos. 
Nos dias em que vivemos há muitos pregadores, entretanto, poucos discípulos de Jesus, temos poucos cristãos verdadeiros, e  esses pregadores que não tem um compromisso com a Palavra e nem com o dono da Palavra; querem prestígio, fama, riqueza, através da exploração da fé ...  Aproveitando o momento de fragilidade, desespero e aflição das pessoas, que desejam que seus problemas sejam  resolvidos, sua família restaurada,  serem curadas, seus problemas financeiros sanados... e aí se tornam presas fáceis e crédulas de pessoas que apresentam uma palavra deturpada, nociva, e falsificada; são pregadores oportunistas que pregam  fora do contexto bíblico e despreza a verdade contida na Palavra de Deus (Bíblia), fazendo uso de uma retórica  com persuasão de palavras  e em nome de Deus para iludirem a muitos.  Esses que assim pregam e os que escutam e aceitam, não se preocupam com o que realmente importa, tanto essas pessoas inescrupulosas e ardilosas, tanto as  suas presas fáceis, (vítimas do desespero), estão enganando e sendo enganadas e caminham  ambos para a perdição eterna!
As pessoas querem  coisas que acham que se tiverem vão se sentir, realizadas e completas. Que terão paz e a tão almejada felicidade. Neste caso tanto os que pregam e os seus seguidores, procuram pelas coisas passageiras e ilusórias, procuram as coisas perecíveis e transitórias, que dão prazer instantâneo e finito.
Mas aí nos remete ao que diz a Palavra , um cego guiando outro cego e ambos caindo no abismo!
Deus é Bom e a Sua misericórdia dura para sempre! Aquele que se chega a Ele com um coração contrito e sincero, Ele ouve e atende, mas, há algo mais precioso e que vai além de dinheiro, saúde física.... É o perdão do pecado, a restauração da comunhão com Deus: - uma vida de intimidade com Jesus, uma vida abundante e de paz transbordante.
 Os momentos difíceis, que aliás são passageiros, não é o que mais importa, porque uma vida em que tenha recebido a Jesus como Senhor e Salvador e procura viver em santidade; que lê, estuda e principalmente com a ajuda e direção do Espírito Santo aplica a Palavra a sua vida diária,  esses que a assim o fazem, vindo os dias maus, eles não se desesperam, mas,  confiam em Deus, buscam a Deus em oração e o Senhor que é o socorro bem presente não os desampara.
Mas não é o livramento do Senhor que os causa a plena satisfação ou motivação para viverem  uma vida equilibrada e controlada por Deus. É sim, o fato de que sem Deus não há vida plena, pois os que estão em Cristo  vivem uma vida em que há paz, amor e a bondade de Deus nunca se aparta, mesmo nos momentos mais tenebrosos, descansam nos braços do Senhor.
E quando aqui tudo findar, estarão eternamente com Deus, onde habita o amor.
Então, é mais sábio buscar o Evangelho sem mistura, o Evangelho puro e santo, que transforma o ser humano por inteiro. A Palavra que purifica, santifica e produz frutos eternos.
Jesus  quando se faz presente na vida da pessoa a transforma de dentro para fora. O Senhor cura? -Sim. Resolve problemas? Certamente. Há muitos testemunhos  e relatos de coisas maravilhosas que Jesus faz na vida das pessoas, das quais me faço Sua testemunha. 
Mas, ninguém que realmente teve um encontro com Jesus, que entregou a sua vida para Deus, dirão que há alguma coisa mais precioso do que Jesus, Sua doce Presença, Seu cuidado, dirão: Não há nada melhor que Jesus,  ser filho de Deus através de Jesus, é o que importa.
 Se perguntássemos as pessoas que tem Jesus como o Senhor e Salvador pessoal se elas trocariam a vida com Jesus pelo melhor e maior tesouro desta terra ? A resposta seria sem duvidar ou titubear :NÃO!!!!
PORQUE JESUS É O MAIOR E MELHOR TESOURO! ELE É TUDO QUE O SER HUMANO PRECISA.PORQUE ELE É O TUDO E FORA DELE É O NADA.
LEIZE C. DUBINIAK.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Versículo do Dia: 17/10/2018





































Ser verdadeiro cristão é ter uma vida  em que há paz  transbordante. Não significa que não haverá momentos de lutas, porfias, de que algo, alguma coisa ou alguém  servirá de instrumento para nos roubar a nossa paz,  para nos deixar intranquilos, briguentos, rudez, e muitas vezes estamos certos, muitas vezes estamos até em defesa de Deus.
Aí o que ocorre, é que o inimigo da sua e da minha alma lançou um dardo inflamado e você ou eu se não vigiarmos caímos, e pronto, cedemos a tentação e quantas vezes, escandalizamos as pessoas, a nossa fé, nos colocamos em circunstâncias embaraçosas e nosso relacionamento com Deus fica estremecido.
Pronto! Estamos vulneráveis há mais investidas do inimigo, isso não é bom e não é sábio.
O texto nos diz para sermos amáveis, paciente, mansos.
Em todos os momentos de sua vida quando for  corrigir, ensinar, confrontar, dar uma resposta, agir, reagir, responder ...  faça com a paz de Deus; ore e vigie se é sábio falar, se é sábio querer ter a razão, se é o momento de falar, agir, ou é o momento de esperar. Não importa! O que importa que tem que ser feito regado de amor e para promover a glória de Deus! 
Lembre - se: Deus está lhe vendo e o diabo também, vença o mal com o bem.
Sofra o dano, mas, engrandeça a Deus.
E Deus não é contencioso. Ele é amoroso, paciente, misericordioso, perdoador, longânimo. Um Deus de Paz. 
Então quer viver debaixo das bençãos e misericórdia do Senhor e viver com uma vida de intimidade e na presença de Deus. Viva em paz, faça com paz e seja manso e suave como é Jesus.
Sei que você está dizendo impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis.
Viva na presença de Deus, e refreie sua vida. Entregue nas mãos de Jesus e só pense nas coisas que são do Alto e em como agradar a Jesus e assim você vai ter a força de Deus para suportar os dias maus e sair vitorioso (a) e abençoado (a).
LEIZE C. DUBINIAK.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Versículo do Dia:15/10/2018

Em toda a Bíblia (A Palavra de Deus), você observa que há um Deus que ouve, que atenta para o clamor de um coração sincero, de um coração humilde, de que todos (sem acepção de pessoas) que se chega a Ele sinceramente, humildemente, nunca nenhum ser humano, de modo nenhum, sem nenhuma exceção, foi rejeitado. Observamos um Deus que faz maravilhas e milagres, que muda circunstância, que muda a história de uma pessoa, uma comunidade e até uma nação, por causa de um clamor sincero, de uma pessoa que reconhece quanto é pequeno diante de um Deus imensuravelmente grande, que confia que Deus é  Poderoso para fazer coisas grandes, firmes e que tudo é possível para Deus. Entretanto, que também tem a certeza de que Ele é Amor, Justiça, Paz, Bondade, Misericordioso, que está sempre pronto para Salvar e Abençoar.
Uma prova cabal de que este Deus é Amor e tudo e muito além do que já foi sitado -  Olhe para Jesus! Que amor imensurável  é este do próprio Criador morrer pela criatura, para que a criatura se torne filho, filha. Que possa ter comunhão, intimidade e uma vida cuidada, orientada pelo Criador. 
Portanto, erga sua cabeça, e continue, se chegue na presença de Deus através de Jesus e deposite sua vida, tudo que faz parte dela e principalmente seus anseios, suas preocupações e pesares em Deus. Confie, se preciso for, clame por fé e sinta a doce e forte presença do Senhor com você.  Com Ele é vencer ou vencer. 
Não se afaste de Deus, apegue-se em Jesus, não saia de perto Dele e verá as maravilhas que é ter uma vida em que Jesus é Senhor, Salvador e Companheiro!
LEIZE C.  DUBINIAK.






sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Versículo do Dia: 12/10/2018


Deus amou de tal maneira o mundo que enviou Jesus para morrer, para salvar, para regenerar e para reconciliar  o mundo (todas as pessoas) com Deus.
Entretanto, quantas vezes estamos em lutas, perseguição, sofrimento, conflito; quantas vezes nossa vida parece que dá um nó, nosso mundo fica de perna pro ar... quem não passou por momentos angustiadores e aflitivos?
E nesses momentos quantas vezes questionamos, onde está o amor de Deus nisso ? Onde está o bem nessa circunstância? Ainda mais nos dias atuais que é pregado um evangelho de prosperidade material, física, emocional, onde as tribulações momentâneas não fazem parte deste vocabulário de bênçãos, de uma vida com Deus.
Onde está a lógica espiritual nas lutas, nos desconfortos, nas aflições?
Aí eis este versículo de Romanos 8, Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Pois é! todas as coisas é para o nosso bem, tem um propósito de bem para nós. Como pode isso ser para o meu bem? Você pode estar a se perguntar, mas aí vem a fé, sim a fé, ponha sua fé em ação, se lhe falta, peça a Deus para aumentar a sua fé. Fé de crer Naquele que lhe chamou, Naquele que cuida de você, que não poupou a Seu próprio Filho por amor a você a mim e a todas as pessoas do mundo. De termos a certeza, a fé que podemos não estar entendendo, mas, é para nosso bem.
Termos a humildade e amor a Deus e ficarmos firmes e comprometidos com Deus; de analisarmos racionalmente a situação que estamos enfrentando e pedirmos sabedoria, conhecimento e inteligência para mudarmos o que devemos mudar, se há algum pecado em nós, ou atos que estão ocasionando estes momentos, mudarmos. Analisarmos, verificarmos se estamos indo na direção e tendo as atitudes certas  dentro da vontade de Deus para nossa vida.
Nos perguntarmos o que podemos fazer para mudar esses momentos, onde e como podemos alcançar o livramento, a vitória.
Nos rendermos a Deus de todo o coração, clamarmos, buscarmos a face do Senhor, encher a nossa mente de pensamentos que vem de Deus, seguirmos os bons exemplos da Bíblia, como por exemplo:
Jó, que em meio ao sofrimento, engrandeceu ao Senhor, não proferiu palavras condenatórias a Deus, mas, exaltou ao Senhor e confirmou a sua fé e obediência a Ele. 
Como Ana, que num momento aflitivo, foi ao templo e se derramou em oração, lágrima e  se chegou humildemente na presença de Deus e Deus a ouviu e atendeu a sua petição.
Ter a decisão firme, que a circunstância  momentânea não vai afetar a sua fidelidade a Deus, veja o bom exemplo de Hananias, Misael e Azarias, que mesmo ameaçados de um fim trágico, o de serem jogados vivos dentro de uma fornalha, preferiram serem jogados do que pecarem contra o Senhor, o resultado foi que eles foram jogados e saíram ilesos, detalhe, a fornalha foi aquecida 7 vezes mais, e eles estavam dentro da fornalha caminhando, andando dentro da mesma com um quarto homem que veio do Céu para estar com eles,  foram chamados para fora, saíram ilesos, nem cheiro de fumaça havia neles, os homens que estavam encarregados de que eles entrassem na fornalha morreram só de chegarem perto e eles entraram e saíram sem um resquício de que estivessem numa fornalha. A Bíblia está repleta de pessoas de todas as idades que buscaram de todo o coração a Deus em momentos de aflição e foram ouvidas e Deus lhes deu livramento em tempo oportuno.
Portanto, confie plenamente no amor, bondade e fidelidade de Deus, fique firme, se posicione a ser um verdadeiro adorador e amigo de Deus, não importando o momento em que está passando, pois a Seu tempo que aliás é perfeito, o seu Deus lhe exaltará, lhe dará o escape e  lhe fará coisas maravilhosas a seu favor.
Você não está entendendo, mas Deus sim. Ele faz tudo perfeito e o amor Dele por você não falha.
Jesus morreu para que você tenha vida abundante e eterna, para que você tenha paz em todas as circunstâncias da vida e está com você para lhe abençoar, lhe guardar, lhe fortalecer e para que você seja mais que vencedor. 
Em Jesus você pode confiar.
LEIZE C. DUBINIAK.


quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Versículo do Dia: 10/10/2018

Imagem relacionada
Depois de tudo que Salomão observou debaixo do sol, como ele mesmo disse, viu que tudo era vaidade, canseira, enfado, desgastes, mas, a conclusão destes momentos de contemplação, análise e estudo, concluiu o que realmente importa, o que realmente tem valor: 
"Teme a Deus e guarda os seus mandamentos", e nos traz um alerta importantíssimo: "é o dever de todo o homem" (ser humano : homem e mulher).  Temer a Deus no que se refere o Pregador está no sentido, de observar e obedecer os seus mandamentos, fazer de Deus o Senhor da sua vida, agir, falar e pensar de um maneira que o Senhor se agrade. Isto é sábio, Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente, portanto, Ele é o único capaz de nos conduzir em segurança nesta jornada chamada vida e não somente nesta vida terrena e passageira mas na eterna.
Os conselhos, preceitos, decretos e mandamentos de Deus são suaves, logicamente pode causar incomodo porque só vemos o que está aparente e de modo momentâneo, e queremos soluções rápidas e prazer momentâneo, mas Deus na sua infinita sabedoria e conhecedor do futuro, Ele deseja que tenhamos não só um presente de qualidade, mas, um futuro de paz e vida.
Seguir as instruções e mandamentos de Deus é ter paz transbordante e vida abundante. Por vezes, por sermos obedientes a Deus vamos passar por desconforto, momentânea tribulação, mas, depois, entenderemos e seremos gratos a Deus por não fazermos a nossa vontade, mas a Dele. A vontade de Deus é: Boa, Perfeita e Agradável.
Jesus veio ao mundo para nos dar a garantia através de Seu sacrifício, livre acesso a Deus, de podermos ser filhos amados e cuidados por Deus. A Bíblia que é a Palavra de Deus, está a nosso dispor como bússola a nos guiar, a nos orientar. Temos o Espírito Santo a nos ensinar, admoestar, consolar e interceder por nós. Jesus nosso sumo sacerdote, nosso mestre, nosso Salvador. 
Em todas as coisas que envolvem nossa vida Deus nos orienta, nos protege e nos livra. Quando necessário for, Ele opera milagres e maravilhas. Sem Deus como nosso Senhor e quando não  guardamos e aplicamos os mandamentos de Deus as nossas vidas, somos um barco a deriva, somos um viajante errante, sem direção no caminho.
Mas com Deus a nos orientar, o caminho pode se tornar árduo, mas chegaremos seguros ao nosso destino e conquistaremos coisas grandes e firmes. Fiel o que nos chama, Ele estará conosco todos os dias. 
E um dia estaremos face a face diante de Deus e prestaremos conta de tudo que fizemos nesta vida terrena, portanto, é sábio viver de modo a não ser réu de condenação, e não ser reprovado pelo Senhor dos senhores e Rei dos reis.
LEIZE C. DUBINIAK.
Resultado de imagem para Imagem de eclesiastes 12. 12


sábado, 6 de outubro de 2018

Versículo do Dia:06/10/2018.

Resultado de imagem para imagem linda com movimento

 Incredulidade ou Fé? 

Há um momento na Bíblia muito interessante para nossa caminhada nesta vida e que também nos levará com segurança para a vida eterna.
Por vezes nossos pensamentos e consequentemente as nossas atitudes diante do cotidiano, determina o nosso futuro - o êxito ou o fracasso - depende de nosso posicionamento e das nossas decisões.
Vejamos o momento em questão:
No livro de Números em seu capítulo 13 e no capítulo 14 é narrado sobre o envio de doze espias que foram enviados por Moisés para observar a terra que o Senhor prometeu ao povo de Israel, para saber como era a terra e o povo que ali vivia. 
Mas, ao retornarem dez dos doze espias, disseram ser impossível, a conquista da terra; a mesma era de fato como o Senhor Deus relatou, terra farta, produtiva, terra que certamente ia além do que o povo de Israel necessitava para ter uma vida próspera e abundante, porém era impossível vencer os povos daquela terra, que eram gigantes e fortes; bem armados e invencíveis. Certamente o povo de Israel seria exterminado se tentasse possuir a terra.
Entretanto dois destes espias disseram que Deus era quem conquistaria, Deus saíra na peleja com Israel e a vitória era certa. 
Porém o medo e a incredulidade prevaleceram, o resultado disto, nós podemos observar na narrativa que se segue. 
"E o Senhor disse a Moisés: 
Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados".
Assim Moisés os enviou do deserto de Parã, conforme a ordem do Senhor. Todos eles eram chefes dos israelitas"(Números 13.1-3).
"Eles então retornaram a Moisés e a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda a comunidade de Israel, e lhes mostraram os frutos da terra.
E deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela.
Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque.
Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão" (Números 13.26-29).
"Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! "
Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós".
E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura.
Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles" (Números 13.30-33).
"Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz. Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto. E disseram uns aos outros: "Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito! "
Então Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, diante de toda a assembleia dos israelitas.
Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda à comunidade dos israelitas: "A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente.
Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós.
Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles! "
Mas a comunidade toda falou em apedrejá-los. Então a glória do Senhor apareceu a todos os israelitas na Tenda do Encontro"(Números 14.1 e 2; 4-10).
"Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num"(Números 14.30).
"Mas, quanto aos seus filhos, sobre os quais vocês disseram que seriam tomados como despojo de guerra, eu os farei entrar para desfrutarem a terra que vocês rejeitaram.
O cadáveres de vocês, porém, cairão neste deserto.
Os filhos de vocês serão pastores aqui durante quarenta anos, sofrendo pela infidelidade de vocês, até que o último cadáver de vocês seja destruído no deserto"(Números 14.31-33).
"Esses homens responsáveis por espalhar o relatório negativo sobre a terra morreram subitamente de praga perante o Senhor.
De todos os que foram observar a terra, somente Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, sobreviveram" (Números 14.37-38).
"Quando Moisés transmitiu essas palavras a todos os israelitas, eles choraram amargamente.
Na madrugada seguinte subiram para o alto da região montanhosa, e disseram: "Subiremos ao lugar que o Senhor prometeu, pois cometemos pecado".
Moisés, porém, disse: "Por que vocês estão desobedecendo à ordem do Senhor? Isso não terá sucesso!
Não subam, porque o Senhor não está com vocês. Vocês serão derrotados pelos inimigos,
pois os amalequitas e os cananeus os enfrentarão ali, e vocês cairão à espada. Visto que deixaram de seguir ao Senhor, ele não estará com vocês".
Apesar disso, eles subiram desafiadoramente ao alto da região montanhosa, mas nem Moisés nem a arca da aliança do Senhor saíram do acampamento.
Então os amalequitas e os cananeus que lá viviam desceram e os derrotaram e os perseguiram até Hormá"(Números 14.39-45).
O resultado foi danoso para o povo de Israel:
Os dez espias que por falta de fé no Deus que os fez saírem do Egito com mão forte, de maneira maravilhosamente surpreendente, abrindo o mar vermelho para que passassem e exterminando os seus algozes, os destruindo afogados no mar que se fechou em cima deles.
O mar que para Israel foi salvação para os Egípcios foi perdição.
Não tiveram fé para crer que o Senhor dos Exércitos seria o que bastava para possuírem a terra que Ele mesmo tinha prometido para Abraão por possessão, não só eles morreram por serem incrédulos, e disseminarem o medo e a falta de confiança em Deus, por disseminarem a rebeldia. Mas, fizeram com que o povo seguisse o mesmo caminho que eles, o resultado foi que, por quarenta anos vagaram no deserto, até que todos de vinte anos para cima, morressem, todos com exceção de dois homens e suas famílias,  estes, que permaneceram fiéis e tiveram fé no Deus que serviam, foram obedientes a toda palavra transmitida pelo seu líder Moisés, que era um líder fiel  e transmitia as palavras do Senhor.  (Abro um adendo aqui, para um pensamento que já ouvi; que o povo de Israel ficou 40 anos no deserto, para deixarem de pensar como escravos e aprenderem a ser nação. Mas, isso é diminuir o poder de Deus que é o que dá entendimento e ensinaria o povo em tudo que precisassem para ser uma nação forte e bem sucedida. Vemos isso na passagem em que um anjo do Senhor matou em uma noite 180 mil homens do exército inimigo que queria exterminar Israel. Deus é poderoso para fazer muito mais que pedimos e pensamos, é Ele quem capacita, e que faz coisas grandiosas através de pessoas que por si só não conseguiriam fazer. Portanto, a verdade foi que o povo de Israel foi incrédulo, rebelde, desobediente. O resultado foi a morte, foi deixar de desfrutar as delicias e bonança que Deus lhes havia preparado).
Mas e Josué e Calebe o que aconteceu com eles? Vejamos:
"Ora, Josué, filho de Num, estava cheio do Espírito de sabedoria, porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele. De modo que os israelitas lhe obedeceram e fizeram o que o Senhor tinha ordenado a Moisés"(Deuteronômio 34.9).
Josué foi o sucessor de Moisés e foi o líder que conduziu o povo a terra prometida, vencendo e conquistando nas batalhas de forma que o Senhor fosse glorificado. Aos 80 anos entrou com o povo na terra prometida, cheio de vigor e destreza, homem de Deus, servo fiel, era notório a presença de Deus e o operar de Deus na vida de Josué e na sua liderança. Deus foi com ele em todo o tempo, e, Josué teve a humildade e compromisso de buscar em Deus o caminho, a estratégia para conduzir o povo em segurança até a terra prometida.
"Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao Senhor meu Deus.
Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.
E agora eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o Senhor será comigo, para os expulsar, como o Senhor disse.
E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.
Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao Senhor Deus de Israel"(Josué 14.6-14).
Calebe aos 85 anos com seu clã subiu e conquistou a parte que Deus o prometeu pela sua fidelidade.
Uma vida de vitória, abençoado, próspera se conquista com dedicação, compromisso, fidelidade e obediência a Deus e a sua palavra.
Na Bíblia há o ensinamento de como devemos viver, nos comportar e como devemos ser como pessoas em tudo que faz parte da nossa vida. A Bíblia cuida do homem e da mulher na sua completude.
A fé em Deus a obediência para com Deus e sua palavra nos faz ir além.
Jesus rasgou o véu de separação entre nós e Deus, através do Seu sacrifício salvífico, temos liberdade de buscar a Deus e Ele nos ensinar, cuidar e nos fazer transpor os obstáculos que a nossos olhos são impossíveis.
Não podemos nos acovardar diante de circunstâncias que querem nos paralisar, não podemos sucumbir diante do mar revolto ou do gigante que com fúria vem nos afrontar, mas, devemos buscar a orientação de Deus, buscar o livramento do Senhor e ficarmos firmes contra os dardos inflamados do maligno, contra as hostes da maldade. Pois, conosco e em nossa favor está o Senhor dos Exércitos. Ele peleja por nós e nós veremos o grande livramento do Senhor.
Ele nos conduz à terra prometida, e lá é sem igual, pois lá é perfeito onde reina o Amor, onde há delicias nos aguardando.
Enquanto aqui há livramento, há escape... Deus nos ama tanto que, deu o Seu Filho Unigênito para nos salvar, portanto as demais coisas Ele cuida.
As nossas momentâneas lutas e aflições, são passageiras, estejamos firmados em Deus. Olhando, buscando e vivendo com Jesus, confiando Nele, entregando nossa vida totalmente a Deus.
Fazendo Dele nosso companheiro na jornada pela vida, observando os conselhos que Ele dá através de sua palavra (Bíblia), vivendo uma vida que agrada a Deus e assim sendo feliz de verdade, porque com Deus somos mais que vencedores.
LEIZE C. DUBINIAK.