Muitas pessoas fazem deste Salmo um amuleto, o deixa aberto em determinado lugar como proteção.
Mas este Salmo é como toda a Escritura Sagrada, toda ela tem a mesma eficácia, pois toda a Bíblia de Gênesis a Apocalipse é Sagrada, é viva, é eficaz, é penetrante, toda ela é inspirada.
E ao fazer uma análise deste Salmo notamos que não adianta declamar ou citar, se não estiver na condição que ele explana.
Observe os versos 1 e 2 : "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e Nele confiarei".
Aquele que habita, ou seja, é para aquele que tem Deus como Senhor, para aquele que vive uma vida de intimidade, que procura viver uma vida que agrade a Deus.
À sombra do Onipotente descansará: portanto, quando temos nossa vida segura em Deus, quando entregamos nossa vida a Jesus (que é o único e suficiente Salvador), temos comunhão com Deus, só através de Jesus há remissão do pecado, e nos tornamos filhos de Deus. Sendo assim, podemos descansar à sombra do Onipotente, na certeza que temos um Deus que nos ama, e que estamos unidos a Ele através de Jesus.
Observe o verso 9: "Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação".
Quando fazemos em Deus nossa habitação, que profundamente maravilhoso é, o salvo habita em Deus, o que isto significa, que tudo que o salvo faz é para agradar a Deus, para adorar o nome de Deus, vive uma vida de santidade, apartado de tudo que é mal, de má fama, de atitudes egoístas, do orgulho, da soberba, da mentira e vive para Deus e com Deus e em Deus; o Senhor é o seu refúgio.
Como é maravilhoso saber que podemos nos refugiar em um Deus que pode mudar a nossa vida e história, que se compadece de nós e nos ama e guarda. Que nos livra e que nos faz habitar seguros, que supre as nossas necessidades e nos enche de força e alegria.
Versos 14 e 15:"Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei".
O Senhor é Aquele que livra o seu povo, que quando clama, Deus ouve e atende, e a todo aquele que com um coração humilde e sincero se chega a Ele, os Seus braços estão sempre abertos para acolher e abençoar. Deus que nos ama de tal maneira, nos livra de todo o mal e nas lutas, nas nossas aflições nos coloca em um alto retiro, ou seja, Ele nos faz caminhar sobre o mar bravio da vida e chegamos do outro lado vitoriosos, aperfeiçoados e nos tornamos testemunhas que há um Deus Maravilhoso que cuida bem dos seus.
Ele nunca nos deixa sós e mesmo que não O vejamos ou O sintamos, Ele é o que com braço forte e estendido nos retira da angústia e calamidade e nos põe em um alto retiro. Nos protege e guarda, e, por certo veremos dias bons.
O último verso deste Salmo: "Fartá-lo-ei com lonjura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação".
Este é o Deus dos santos, daqueles que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro, ou seja, que receberam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.
Este Deus que é aquele que está conosco todos os dias, que enche a nossas vidas de paz e amor: Salvação.
A graça de Deus, que é o favor imerecido que está ao alcance de todos os que assim desejam, aceitam e recebem a Jesus em suas vidas e corações, experimentam algo que não se pode comparar, nenhum tesouro ou riqueza desta terra se compara, a ser um salvo, remido e comprado pelo sangue de Jesus.
Ter a certeza da salvação e ter Deus como Pai, é algo sublime, maravilhoso e bom.
Ser um cidadão (ã) do céu na terra (pois Deus nos tem por filhos e Jesus habita em nós, portanto nosso coração, nosso pensamento está onde Deus habita - No Céu), sendo assim, todo o salvo é um peregrino aqui, pois o seu nome está escrito no Livro da Vida e pertencemos a Deus, além de tudo, temos a vida eterna, portanto, quando cessar nosso respirar aqui, veremos Aquele que nos amou e deu a sua vida por nós, Jesus mesmo nos dirá:
"Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo"(Mateus 25.34); e, "Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor" (Mateus 25.21).
Somos cidadãos do Céu e naquele dia estaremos para sempre seguros. Ele enxugará de nossos olhos toda a lágrima e viveremos no Reino de Paz, onde habita o Amor!
Texto Escrito por: Leize C. Dubiniak.