terça-feira, 21 de novembro de 2023

ATITUDES QUE LHE FAZEM VENCER

imagem de: www.opregadorfiel.com.br

“Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!” (Mateus 15.25).
_______________________________________________________________________________

Jesus chegou na região de Tiro e Sidom, antiga Fenícia, atualmente faz parte do Líbano. Ele chegou de forma discreta, entrando em uma casa, pois não queria que alguém soubesse, mas, sem êxito.

Uma mulher que era grega, siro-fenícia de nação, ouviu falar de que Jesus estava ali, foi e lançou-se aos seus pés. A partir daí, essa mulher cujo nome não sabemos, nos ensina a maneira correta de agir, quando tudo parece desfavorável, mas, estamos diante Daquele que tudo pode. Ela ouve que Jesus estava perto e agiu, foi até Ele e lançou-se aos seus pés. Espere, note que ela era grega, a cultura-filosófica grega, os induzia a crer em vários deuses, que até hoje, conhecemos sobre a mitologia grega.  Entretanto, algo favorável a essa mulher é o fato de que os gregos, eram estudiosos e curiosos, se aprofundando nos assuntos do cotidiano.

E ela veio clamando atrás de Jesus, para que Ele tivesse misericórdia de sua filha que estava endemoninhada, para que a libertasse, de tal maneira com persistência, que os discípulos ficaram incomodados. “E eis que uma mulher Cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós” (Mateus 15.22,23). Jesus, entretanto, lhes explica: “E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” (Mateus 15.24). De fato, Jesus veio para os seus, e esses o rejeitaram... (João 1.11-13).

Mas ela chega perto Dele e o adora, lançando-se aos pés de Jesus. (Mateus 15.25).

 O fato dessa mulher se prostrar aos pés de Jesus, e o adorou, nos faz entender, que ela estava atenta, e sabia sobre Ele. E mais além, que Jesus era o Messias esperado. Mas, algo inusitado acontece entre ela e Jesus.  Ele dá a ela uma palavra que poderia fazer com que essa mulher desistisse e fosse embora, ou pior até respondesse de maneira grosseira a Jesus, mas, veja o que aconteceu: “Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã” (Mateus 15.26-28).

A resposta dela tocou Jesus de tal maneira, que Ele exalta a fé que ela tem, e, lhe concede o que veio buscar.  Se os Israelitas examinassem as escrituras como aquela mulher, muitos mais teriam crido Nele, e alcançado as bênçãos, milagres e entendendo que Jesus era de fato o Messias esperado. Mas, erram por não conhecer as escrituras, (Mateus 22.29).

E nós, muitas vezes agimos não como a mulher cananeia, mas, como sem conhecimento de quem é Jesus, e no “silêncio” Dele, ou, quando de pronto não somos respondidos, e as coisas não saem como esperamos, nos frustramos, desanimamos e nos retiramos da presença do Senhor, cheio de nós mesmos. Nossas razões...

Mas, como Pedro, que disse a Jesus, que eles não o deixariam, por conta que somente Jesus tinha as palavras da vida eterna. Ou seja, toque o coração de Jesus pela fé. Aquela mulher tinha consciência de que, ela não era digna de receber o que era para o povo de Deus, ela era uma intrusa, mas, sabia quem era Jesus, e que não queria atrapalhar a missão Dele, entretanto, Ele podia lhe conceder as “migalhas”, o que já era mais que suficiente. Não se tratava dela, mas sim de Jesus, e, ela não perderia as “migalhas” por nada.  Não perca de viver os milagres, bênçãos e tudo que Jesus tem para lhe dar, por causa de pensamentos que lhe afastam Dele. Mas, ao contrário, clame, chame a atenção do Senhor, perceba que Jesus está perto, e sua fé move o coração Dele. O seu milagre depende de sua persistência e Jesus vai lhe responder de maneira que você, encontrará abrigo, consolo e paz.

Texto de: Leize C. Dubiniak

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

VIVA O EXTARORDINÁRIO DE DEUS EM SUA VIDA

Foto de: David Dibert - Pexels.com

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2. 20).

Viver como Paulo declara, é viver uma vida em obediência a Deus e a Sua Palavra.

É ter a humildade de reconhecer que a vontade de Deus é perfeita e Ele deve ser obedecido, reconhecendo a Sua Grandeza, vivendo debaixo da proteção, amor e cuidado de Deus. É reconhecer o grande amor de Cristo, que sendo Deus, se fez menor que os anjos e se humilhou e obedeceu até a morte de Cruz, para nos resgatar e tornarmos participante de Sua glória. Aleluia!

Os mandamentos de Deus são puros, não são pensados. As leis de Deus são para proteger você e para lhe conduzir em paz, prosperidade, graça e vida.

Tenha a certeza de que, nada sai do controle do Senhor. Portanto, seja como o apóstolo Paulo, viva disposto em agradar a Deus, então, você irá se movimentar, agir e tomar decisões no que o Senhor Deus tem planejado para sua vida. Sua movimentação será legitima e mesmo que tudo pareça estar errado, Deus lhe conduzirá e você vai viver na vontade Dele (que é boa, agradável e perfeita).

 Os obstáculos serão para crescimento e amadurecimento, entretanto, Deus ordenará aos Seus anjos para lhe proteger e cuidar de você (Salmo 91.9-13). Você irá se movimentar, agir e viver ligado com Deus em obediência, e isso é essencial e fundamental. 

Orar, ter intimidade com Deus, e com a Bíblia (que é a Palavra de Deus), pedir a direção Dele, para alinhar a rota e viver no tempo de Deus.  Sabedor que tudo que Ele faz é perfeito, e os pensamentos e planos Dele, são maiores e melhores que os seus, desta maneira você viverá em santidade e adoração a Deus, viverá a excelência, Ele mostrará de maneira clara e eficaz, o Seu querer.

Isso é esplêndido! É viver o extraordinário e ter uma vida além de suas melhores expectativas. Pois, Deus nos mostra o Seu amor que, e vai além das circunstâncias adversas.

Ele está com você e não lhe abandona, é você que se afasta, quando decidi, mesmo sem perceber desobedecer a Deus, sendo assim, mesmo que não seja intencional, você declara a Deus que não lhe quer perto, não quer que Ele lhe conduza e faça parte de sua vida de fato e de verdade. A desobediência causa distanciamento e separação entre você e Deus. Portanto, fique ligado Nele. 

Permaneça firme como Paulo, traga a sua memória quantas vezes Deus lhe deu livramento, lembre-se de que Jesus morreu, ressuscitou e está à direita de Deus Pai e intercede por você, e, o Espírito Santo foi enviado por Jesus, para estar com você, cuidando e lhe guiando. O Espírito Santo intercede por você. E a obediência aos mandamentos de Deus e aos ensinos de Jesus, demonstra quanto você O ama, e, o Pai fará em você morada. 

Você não está só e com Deus você tem todas as condições de viver em obediência, que lhe resultará em paz, graça, vitória, força, superação, equilíbrio, prosperidade e vida aqui e eterna com Deus. Cada coisa que lhe sucede é para lhe amadurecer, para lhe aperfeiçoar. Deus cuida de você, mas não o afaste com suas dúvidas, medos e ansiedade e desobediência. Antes, veja que a adversidade, lhe faz frutificar, sim, que em meio a luta, você pode brilhar e resgatar vidas. Transforme esse momento para glorificar a Deus. Pois o seu posicionamento correto, de fé e não por vista, lhe trará livramento e será para a glória de Deus. Você verá e viverá a Glória de Deus na sua vida.

  Escolha a melhor parte: A Obediência! Bendita decisão é o de ser obediente, pois, você viverá o extraordinário de Deus em sua vida.

Escrito por: Leize C Dubiniak